pintar superfícies metálicas difíceis criando armadura refletora

Publicado a 23/03/2017, 18:29 por jorge miranda   [ atualizado a 23/03/2017, 18:35 ]

Aprenda a pintar superfícies metálicas difíceis criando armadura refletora

Se você já tentou pintar metal, você provavelmente sabe o quão complicado esse tipo de superfície é.

Ela tende a refletir tudo e distorce a imagem refletida. Também é muito difícil misturar as cores naturais refletidas no metal sem aplanar a superfície metálica.

Na lição de design de hoje mestre de pintura digital Monika Zagrobelna irá ensinar-lhe como pintar metal que é ricamente detalhado, reflexivo e nunca plana. Uma vez que você dominou esta técnica você pode aplicar as técnicas à maioria de superfícies reflexivas, através de uma escala dos trabalhos.

Pronto para dominar uma nova habilidade? Vamos começar!

Imagem Final

Como sempre, esta é a imagem final que vamos criar:

Passo 1

A maioria dos tutoriais sobre metal ensiná-lo a pintar uma bola de metal. Mas quem realmente pinta bolas de metal? Uma armadura completa e complicada será o melhor exemplo. Você pode ler este tutorial somente, ou desenhar alguma coisa você mesmo - as regras que eu estarei explicando são bastante universais.

Então, vamos dizer que você pintou algo (algum fundo, o personagem) e de repente você não sabe como pintar a armadura. Para tornar todo o processo mais fácil você deve usar Clipping Mask. A base - as bordas de sua armadura - será a máscara, e tudo acima dele será grampeado a ele. Como fazer isso? Você só precisa usar Alt + Ctrl + G depois de criar uma nova camada acima da base.

A escova de pintura melhor e mais universal nunca é simples escova dura redonda com fluxo baixo. Ele permite que você misture os traços de uma forma muito natural, e também simmula um pincel real - o mais difícil você pressionar, a cor mais forte que você começa.

Passo 2

Cada superfície (não só metal) depende da luz, então você precisa encontrar a fonte de luz primeiro e verificar onde eventuais sombras serão colocadas. Na minha foto há um fogo à esquerda, refletindo algo ligeiramente roxo à direita. Como o fogo dá um fluxo amarelado-laranja, eu escolhi um amarelo baixo saturado como uma cor de base para a minha armadura (é um tipo de cinza também para a maioria dos olhos!). Para as sombras gerais eu usei mesmo a máscara baixa saturada e mais escura da mesma cor. Pintar em uma camada entre a base eo esboço.

Adicionar algumas luzes também, apenas onde a luz tinha o melhor acesso. Para encontrar a sombra direita adicionar algum brighntess para a cor de base.

Agora adicione mais sombras. Lembre-se, o corpo (e a armadura sobre ele) não é plana, tem "paredes" - quando a luz atinge uma parede, é brilhante, mas o resto das paredes é mais escura.

É esse momento raro em que você pode usar o preto. Misture com as partes mais escuras da armadura, mas nunca toque nas partes mais leves - nem sequer chegar perto dele.

etapa 3

Agora vamos usar um pouco da teoria da cor para dar uma profundidade a partes mais escuras. Uma vez que a nossa cor de base é cinza amarelado, precisamos encontrar uma contrapartida para ele. Primeiro, copie o código para a sua cor base.

Ir para Color Scheme Designer e cole o código de cor no campo indicado abaixo.

Agora selecione "complementar" para ver que cor é um complemento à nossa cor base. Você pode apenas se lembrar ou exportar paleta completa para amostras do Photoshop.

Selecione "Load Swatches" no menu Swatches para carregar seu novo conjunto de cores. Também precisamos de alguns tons mais escuros que não foram incluídos na lista.

Passo 4

Desde que temos a nossa sombra escura perfeita (e não é preto!), Podemos estressar as linhas de esboço novamente. Desta vez criar uma camada sobre o esboço e cobrir suas linhas. Quando terminar, ocultar ou excluir a camada do esboço.

Agora use a mesma sombra para desenhar as peças mais escuras novamente. Se você está curioso por que nós cobrimos o que nós pintamos antes, aqui está a resposta - fluxo baixo permite que você misture as cores.

Isto é como olha com estes máscaras novas:

Passo 5

Tempo para definir as formas um pouco. Use preto para desenhar linhas finas entre os elementos.

Agora você deve ter linhas negras claras, e eles dão um efeito artificial. Para corrigir isso, você precisa adicionar um contraste entre os dois lados das linhas. Então, imagine onde a luz não pode alcançar e cobrir essas áreas com preto. Lembre-se, ele não pode cruzar as linhas!

Agora misture estas áreas pretas com um lado das linhas. Faça as linhas praticamente invisíveis, mas apenas de um lado.

Passo 6

Escolha uma cor de alguma parte mais clara e use escova macia (Dureza inferior a 0%) para cobrir todos os elementos visíveis. Uma regra: não chegue perto das linhas! Pintar apenas um centro de cada elemento para dar-lhe um olhar suave.

Volte a 100% de dureza e escolha o seu modo de mistura para Screen. Este modo torna os golpes mais leves. Usando a mesma cor como antes, adicione algumas luzes bem definidas - pintar as bordas ao lado de linhas escuras e adicionar alguns pontos de luz perto.

Este é o efeito final desta fase. Como você pode ver, combinando linhas pretas e brancas juntas faz muito bom, bordas afiadas.

Passo 7

Como observamos antes, o metal capta tudo ao seu redor, incluindo as cores. Escolha as cores que estão mais próximas de cada lado da armadura e cobrir os elementos ligeiramente com eles. Novamente, não cruze as linhas, mas cobrindo as partes mais escuras é permitido.

Use nosso tom escuro da cor complementar novamente e pinte algumas tonalidades criativas. Por que "criativo"? Eles vão fingir formas refletidas na armadura. Pinte-os densamente, não é o momento de ser suave.

Agora entre no modo Screen novamente e use cores claras refletidas (aqui laranja e roxo novamente) para cobrir a escuridão que você acabou de pintar. Embora pareça inútil, faz um efeito interessante. O objetivo aqui é cobri-lo sem escondê-lo em tudo.

Hora de ser criativo novamente. Olhe para as formas que saiu quando você estava adicionando mais e mais camadas. Você pode ver algumas linhas mais regulares nas reflexões? Defina-os ainda mais! Você também pode escolher as cores da pele e do cabelo se o elemento está perto deles o suficiente.

E aqui está o efeito final novamente:

Passo 8

Outro elemento de cada armadura é um chainmail. Como você provavelmente sabe, é feito de pequenas ligações de metal unidas. Sim, é elemento de metal novamente, por isso vai ser bastante reflexivo. Desenho-los todos um por um seria muito demorado, por isso vamos preparar um pincel especial para ele. Crie um novo documento e desenhe um único link preto (use 100% Opacity e 100% Flow para evitar manchas semi-transparentes). Em seguida, vá para Editar> Definir predefinição de pincel.

Seu novo pincel agora aparece na lista, mas tem opções padrão. Selecione Brush Tip Shape das opções de pincel e mova o controle deslizante Spacing até que os links únicos sejam visíveis. Eles devem se sobrepor um pouco.

Agora crie uma nova camada e clique duas vezes nele para chegar às opções de mesclagem. Selecione Bevel & Emboss e altere a cor Higlight para uma sombra brilhante do resto para a armadura. Desta forma, será mais natural.

Agora desenhe o chainmail na camada com este estilo aplicado. Sugiro desenhar cada linha em uma nova camada (copiando e colando o estilo) - caso contrário, todos os links se misturarão um no outro. Para evitar uma confusão, agrupe (Ctrl + G) essas camadas.

Agora mescle o grupo e selecione Add Layer Mask nesse pequeno painel sob as camadas. Selecione o retângulo branco que apareceu ao lado de sua camada. Agora você pode usar duas cores para misturar o chainmail na imagem - preto torná-lo transparente, branco - visível e cinza - semi transparente. Use preto com baixo fluxo para obter vários tons de cinza.

Você pode agora pintar a superfície sob o chainmail para dar-lhe uma forma direita.

Desde que você sabe como criar um chainmail facilmente, você pode adicioná-lo para outros lugares também. Coloque-o onde houver alguma flexibilidade necessária. Neste momento eu também fixei o resto da imagem para caber a armadura que fica cada vez mais complicada a cada passo.

Passo 9

A armadura está quase pronta, mas precisamos polonê-la ainda. Use pincel preto para pintar algumas reflexões falsas afiadas. Eles ficam melhores quando tocam alguma linha leve de um lado.

Esse é o efeito que eu tenho:

Junte todas as camadas da armadura. Se você ainda quiser usar Clipping Mask, basta copiar a camada resultante e clip a cópia. Entre no modo de mistura de tela, escolha alguma cor clara da direita (roxo aqui) e traga luzes fortes nesse lado. Eles devem ser afiados e bastante raros, porque eles fingem uma luz refletida, não um direto.

Bem assim:

Hora para a luz mais colorida, direta. Escolha uma cor da esquerda e pinte algumas reflexões no modo Color Dodge.

Volte ao modo Normal e pinte algumas bolhas de luz refletida. Eles devem ser lisos, bastante luz, mas não mais leve do que o lado refletindo luz direta.

Polonhe os elementos que você acabou de cobrir com cor apagada no modo de tela. Estamos quase terminando agora!

Passo 10

Use o modo Color Dodge e a cor da luz direta novamente para desenhar as bordas do elemento mais iluminado. Mantenha-os afiados.

Foi assim que eu fiz:

Outra característica do metal é que influencia o ambiente por suas reflexões. Adicione alguns "pontos de luz" perto dos reflexos mais fortes (escova macia no modo de tela funcionará melhor aqui).

É a sua rara oportunidade agora de usar a ferramenta Smudge. Se você usá-lo sabiamente, você pode conseguir o efeito muito agradável.

Aqui está o meu resultado:

Passo 11

Apesar de todas as cores nossa armadura ainda parece plana. Use o modo Overlay para pintar algumas áreas mais escuras (use preto e muito leve pressão).

Se você sentir que a armadura precisa de mais cinza, basta adicionar uma nova camada no modo Saturação e pintar em preto onde quer que você queira tirar a cor.

Tempo para adicionar forte brilhar nas bordas. Use escova macia (0% de dureza), branca, no modo Tela.

Agora eu adicionei ainda mais sombras ...

... e algumas luzes novamente.

Aqui eu adicionei algumas linhas nítidas e claras, que os falsos reflexos da armadura (sim, armadura refletcs-se também!).

É quase feito (provavelmente a sua imagem é feita agora), eu só fixou um elemento que não se encaixam aqui:

E, para torná-lo mais interessante, eu adicionei terceira cor principal como uma névoa azul.

E nós somos feitos!

Agora você pode usar esses truques para pintar todas as superfícies de metal que você precisa!

Comments